URBE SOLO – Arte, Cidade e Movimento

URBE SOLO é um projeto criado para fomentar o diálogo entre diferentes artistas em um espaço público de convivência, como praças, parques e quadras esportivas.

Os artistas convidados para a primeira edição do URBE SOLO foram Criola e Modular Dreams, que apresentaram obras site specific em pintura e light art, respectivamente, sob o tema Arte, cidade e movimento, na praça da Embaixada Nordestina (Bom Retiro, SP), entre 06.04 a 19.05.2019

A diversidade nas linguagens artísticas, que vão da pintura à instalação, passando pela tecnologia e a interatividade, reforça o principal compromisso do Instituto URBE: estimular a arte pública e, por seu intermédio, gerar novas relações entre as pessoas e o espaço público.

 

OBRAS / ARTISTAS

Pattern Graffiti, 2019 - Criola

Pintura acrílica sobre quadra de futebol
25,7 x 18,45 m

Pattern Graffiti é uma intervenção de graffiti art na quadra de futebol society da praça. Em traços fortes, repletos de simbologias reveladas durante seu processo criativo, Criola objetiva atentar à fundamentalidade da busca pelo autoconhecimento do ser, diante das inúmeras informações e conexões diárias a que estamos todos sujeitos. A paleta vibrante de cores representa os elementos de acesso ao inconsciente da artista, resgatados junto às matrizes africanas e acessados por meio de conexões elementais e do próprio ritual de pintura, como faziam nossos ancestrais.

“Em algum nível, as mulheres brasileiras carregam dentro de si o poder matriarcal de guerreiras milenares que passaram por nossas terras e nos deixaram um legado de luta, amor, alegria e de conexão profunda com a natureza. Eu quis trazer justamente essa força em forma de cores e formas”, afirma a artista Criola

Criola (Belo Horizonte)

Criola apresenta seu trabalho artístico enquanto mulher e representante negra no mundo do grafite. Faz parte da nova geração de artistas urbanos brasileiros e conduz sua produção diante das assimilações cotidianas e dos embates constantes sobre as mais diversas questões, pautadas principalmente pelo universo feminino e orientadas através da busca pela conexão consciente com sua ancestralidade.

............

Dreamdeck, 2019 - Modular Dreams

Estrutura em serralheria e policarbonato, malha de leds, hardware com sistema interativo
335 x 200 x 37 cm

Dreamdeck é um brinquedo eletrônico interativo para todas as idades que também funciona como um mobiliário urbano, convidando o passante a subir, equilibrar-se e movimentar-se. O movimento e o peso do próprio corpo de quem sobe no relevo interativo instalado no chão acionam as imagens dos vídeos cintilantes que alimentam a malha de leds disposta sob a obra.

Por meio de estímulos sensoriais táteis e visuais, a obra incentiva atividades de equilíbrio e força muscular, contribuindo não só para o desenvolvimento de habilidades motoras, mas também para a interação social entre pessoas de diferentes idades, fortalecendo o senso de pertencimento comum ao espaço público, à cidade.

Modular Dreams (São Paulo)

Fundado pelos artistas Priscilla Cesarino e Danilo Barros, o estúdio Modular Dreams
explora a imagem eletrônica criada de forma analógica. A eletricidade, como material bruto,
é manipulada por eles através de videossintetizadores, gerando vídeos com cores, formas e
movimentos luminosos incapazes de ser originados digitalmente.

............